Perguntas frequentes
Começamos investigando as possíveis causas. Precisamos descartar alterações hormonais, como doenças da tireoide, prolactina elevada, menopausa e uso de hormônios. Importante observar se há conflitos de relacionamento e questões emocionais que afetam a autoestima. Lembrar que o stress cotidiano, maus hábitos de vida, cansaço e a monotonia nos relacionamentos podem impactar de forma negativa no desejo sexual. Desconhecimento e crenças limitantes sobre sexualidade impõem dificuldades para o desejo sexual se expressar livremente. Uma equipe multiprofissional preparada para escutar, diagnosticar, orientar e tratar as possíveis causas é fundamental para ajudar a recuperar o desejo sexual.
Primeiro, NÃO é normal sentir dor na prática sexual! Então, precisamos valorizar sua queixa e pesquisar as causas. Doenças como endometriose, infecção pélvica e vaginites podem causar dor durante as relações sexuais. Conflitos sexuais e no relacionamento, experiências de violência, desconhecimento sobre sexualidade e educação muito repressora também podem resultar em dor e medo que dificultam a prática sexual. Uma avaliação com equipe multiprofissional ajudará você a identificar as causas e tratar adequadamente para que a prática sexual seja confortável e prazerosa. Afinal, sexo deve ser sinônimo de prazer!
A lubrificação é resultado de uma boa excitação que inclui estímulos sexuais adequados. O estímulo sexual deve ter duração, intensidade e frequência suficientes para congestão genital e prazer garantido! A falta de desejo sexual, falta de estímulo adequado, penetração vaginal sem estimulação adequada, menopausa, pós parto e medicamentos podem causar lubrificação diminuída. Uma boa consulta ginecológica com orientações adequadas ajudará você a resolver o problema.
O prazer sexual feminino inclui o conhecimento sobre o corpo, zonas erógenas e, principalmente, o clitóris. Clima envolvente com estímulos sexuais que despertam os 5 sentidos são o caminho para o prazer. Fingir o orgasmo é enganar a si mesma. Uma jornada educativa de autoconhecimento ajudará você a descobrir o que te dá prazer.
Manter o desejo sexual em relacionamentos longos é um desafio mesmo. O cotidiano que impõe uma monotonia e eventuais conflitos afastam o casal e o desejo sexual também. Conhecer o que te dá prazer, repensar e mudar comportamentos são estratégias que a terapia de casal pode ajudar.